Gabito, um cara como só ele.

 

Caroline Muniz andava vasculhando alguns blogs desde a criação do seu quando, através de uma amiga, em um dia típico de dezembro, encontra o “Caras como eu”. Atualmente, segundo palavras da própria, está viciada e acessa a página a cada cinco minutos. Assim aconteceu com ela e várias outras pessoas que descobriram o blog de Gabito Nunes, que hoje movimenta cerca de 50 mil visitas mensais.

“Caras como eu” surgiu há dois anos e meio quando Gabito Nunes passou por uma desilusão amorosa. “Senti a necessidade de organizar os pensamentos. Eu sabia que escrevia bem e tinha muito interesse no assunto, mas não esperava que a coisa fosse crescendo, ganhando leitores e outros incentivos”, disse em entrevista ao Wear Sunglasses.

O blog virou livro e foi lançado no final de 2010 sob o título “A manhã seguinte sempre chega”. O autor conta que nunca procurou por um desenvolvimento no mercado literário, mas foi indicado para a Editora Leitura, que bancou a ideia do livro. “Eu tinha um público não muito pequeno, o que sedimentou o projeto comercialmente. Tudo aconteceu muito por acaso, sem saber até onde chegaria”, completou.

A assistente social e também blogueira, Yohana Sanfer, disse que passou a acompanhar o blog após a leitura do livro. “Considero um ‘antídoto’ pro vício bom que o livro causa: o de querer mais depois de ter provado a escrita contagiante de Gabito”.

Em relação aos seus textos, Gabito acha difícil “transcender sua própria experiência”, portanto quase nunca condizem com seu estado de espírito atual. “Em tudo há um pouco de mim, mas, sobretudo, muito dos outros. Acho a autobiografia muito chata, porém a linguagem em primeira pessoa é muito sedutora”.

Os contos foram escolhidos através de um processo “árduo”. Gabito selecionou os 300 melhores, cortou 160, e, finalmente, chegou ao número de 100, privilegiando os que eram escritos em primeira pessoa e seguiam o ciclo do livro, que discorre do fim ao recomeço, do encontro ao desencontro, de acordo com a sinopse.

“Caras como eu” começou apenas como o nome de um blog de alguém que se via na contramão da grande maioria e acabou virando marca comercial. Hoje, afirma Gabito, “é um conceito, um projeto de carreira, uma experiência através de todo meu trabalho, mas não um modo de vida”.

Para quem ainda não conhece o trabalho de Gabito Nunes, uma advertência: Você pode se apaixonar perdidamente pelos textos! “Ficamos encantadas com o que Gabito no faz sentir e sonhar a cada detalhe das pessoas e momentos transformados em palavras. Nos faz acreditar que, sim, existem homens dispostos a amar de verdade, compreendendo e valorizando as singularidades da relação e a comunicação como premissa. Isso sim é cativante”, declarou Yohana Sanfer.

Para quem conheceu o trabalho do autor, gostou e quer mais, uma notícia boa: Gabito Nunes está organizando outro livro de contos e já tem cerca de 30% de um romance que deve ficar pronto em 2012.

Por Marinha Luiza

Capa de "A Manhã seguinte sempre chega"

Conheça o blog “Caras como Eu

wearsunglasses.wordpress.com

 

Sobre Danilo Viegas
against the play-it-safers

One Response to Gabito, um cara como só ele.

  1. Marinha Luiza says:

    Haha! Gostei de ver minha matéria por aqui!
    =D

Deixe um comentário